Volkswagen Camper Vans dos EUA

 A van ou trailer Volkswagen é um daqueles veículos rarefeitos que parecem transcender o mero transporte. Todos, ao que parece, têm um ponto fraco dentro de seu coração por esses velhos VWs que remontam a uma época passada: desde os muito jovens até os extremamente idosos, muito poucas pessoas, independentemente de sua cor, credo ou posição social, deixarão de notar a presença de uma van Volkswagen. Essas coisas simplesmente exigem atenção!

Este escritor está envolvido na exportação de veículos dos EUA para o Reino Unido há pouco mais de 20 anos. Recentemente, no entanto, ele foi exposto ao maravilhoso mundo da van VW em todas as suas várias formas. O antigo modelo clássico de janela dividida (ou ‘Splitty’, como é carinhosamente conhecido) nos últimos anos encontrou competição pelo afeto de seus muitos fãs na forma de seu irmão mais moderno, a van com janela saliente. Nos EUA, 

a van Westfalia representa o icônico companheiro de viagem de quatro rodas. O ‘Westy’ era tão popular que sua disponibilidade limitada resultante para os revendedores Volkswagen levou uma empresa empreendedora do Oregon a produzir sua própria conversão, o ‘Riviera’, baseado na van de painel VW de venda mais lenta. desapareceu assim que a qualidade de seu acabamento e a inteligência de seu design se tornaram aparentes.


 

Hoje em dia, a Riviera tem seguidores muito fortes e específicos e, embora menos conhecida no Reino Unido do que o ‘Westy’, está se tornando uma escolha popular entre os entusiastas de campistas.

É um fato triste, mas inevitável, que, embora muitos trailers Volkswagen tenham sido vendidos novos no Reino Unido, a devastação de um clima úmido resultou na sobrevivência de apenas um número limitado. Embora as vans originárias dos EUA tenham seus problemas, na maioria das vezes os níveis de ferrugem, podridão e negligência geral são suficientemente baixos para torná-las uma proposta muito melhor. Em muitos casos é possível encontrar campistas VW nos EUA ainda com a pintura original. Embora seja verdade que ainda pode ser necessário algum trabalho para restaurá-los em perfeitas condições, o esforço envolvido em fazê-lo não é tão assustador. 

Por esta razão, cada vez mais entusiastas do Reino Unido estão procurando vans importadas dos EUA; o pequeno inconveniente de ter o volante do lado ‘errado’ é considerado válido contra o benefício de ter uma estrutura sólida.

Talvez a razão para o charme duradouro do trailer da Volkswagen seja a eficiência absoluta de seu design interior, tornando-o uma escolha inteligente para uma família pequena na estrada sem o volume e a impraticabilidade de um verdadeiro trailer. Muitos proprietários usam seu trailer como motorista diário, eliminando assim a necessidade de manter um veículo específico apenas para viagens.

Considerando que em um ponto apenas as vans de janela dividida e as primeiras janelas de sacada eram percebidas como tendo status ‘clássico’, sua popularidade se estendeu nos anos mais recentes para incluir os modelos mais recentes. O apelo de um VW Westfalia ou Riviera do final dos anos 70 com seus práticos arranjos de dormir de quatro camas e motor de injeção de combustível de 2.000 cc mais potente tornou-se aparente entre os entusiastas.

O que certamente não deixa dúvidas é o carinho com que os donos de VWs tratam seus veículos. Durante as viagens do escritor pelos EUA em busca de vans adequadas para seus clientes, raramente ele encontrava um proprietário para quem a perda de seu orgulho e alegria não fosse uma experiência perturbadora. Mais de uma pessoa mudou de ideia sobre a venda e, para dois proprietários, a separação foi, literalmente, chorosa.

Também é bastante clara a alta demanda por esses antigos Volkswagens: em muitas ocasiões, o escritor ficou desapontado por ter perdido uma van em particular por causa de uma fila de outros compradores ansiosos. A busca por veículos decentes levou a uma odisséia que percorreu uma parte significativa dos Estados Unidos. A compra de um trailer específico da Riviera envolveu um voo de avião de Miami para Salt Lake City, Utah, 

seguido de uma viagem maravilhosa até Idaho coberto de neve. A compra subseqüente (de um ‘Kombi’ 1972 maravilhosamente livre de ferrugem) levou de Idaho através de Nevada para Lake Tahoe, e de lá para o norte da Califórnia. A neve espessa, exigindo o uso de correntes para manter o movimento para a frente, gradualmente deu lugar a um sol glorioso e a belas paisagens. Esta não é uma maneira fácil de ganhar a vida, mas as recompensas em termos de viagem são consideráveis, 

para não falar dos personagens que encontramos ao longo do caminho. É uma grande satisfação saber que um VW clássico foi transplantado com segurança de sua casa nos EUA por milhares de quilômetros de oceano para as mãos de um novo e igualmente amoroso proprietário.

Postar um comentário

0 Comentários