O Noble M10 – Um olhar mais atento a este carro esportivo, incluindo desempenho, dados técnicos, recursos, comparando rivais, história, preços usados
do clássico ao moderno
FUNDO
A construtora de carros esportivos Noble foi fundada em 1999 em Leeds por Lee Noble e se especializou em carros rápidos, com motor central e tração traseira.
Antes de lançar a Noble, ele esteve envolvido no design de outros carros esportivos, com marcas como Ultima e Ascari.
A carroceria e o chassi de cada carro foram produzidos pela Hi-Tech Automotive na África do Sul nas mesmas linhas de montagem que o chassi rolante Superformance para carros distintos como réplicas de Cobras.
Após a conclusão da carroceria, ela foi enviada para a nova fábrica da Noble perto de Leicester, onde o motor e a caixa de câmbio foram adicionados e o carro acabado foi testado.
Foi designado M10 por ser o décimo projeto de Lee Noble.
Como projetista de seus próprios carros, a filosofia básica era começar com uma estrutura espacial leve, à qual foi adicionado um motor potente e uma carroceria aerodinâmica esportiva.
Seu projeto englobava um formato de motor central que proporcionaria boas características de manuseio.
Em termos de marketing, ele lançou o preço de cada carro de forma que fosse posicionado no setor acessível do mercado de carros esportivos e, assim, alcançasse um público amplo.
Ele se demitiu da Noble em 2008 e passou a criar um novo empreendimento.
O CARRO
O Noble M10 foi o primeiro carro a ser projetado e produzido pela empresa.
Foi lançado em 1999 com um preço de cerca de $ 30.000 e, curiosamente, ele construiu as duas primeiras unidades em uma garagem situada perto de sua casa.
Como o carro foi substituído um ano depois pelo mais impressionante M12, poucos dos M10 foram realmente vendidos, já que os clientes em potencial mudaram sua fidelidade ao próximo modelo.
O M10 era um carro de dois lugares, disponível apenas como conversível, com carroceria e chassi de fibra de vidro composta e um peso correspondente de apenas 960 kg.
Ele era movido por um motor Ford Duratec de 2,5 litros, 24 válvulas, V6 que desenvolvia 168 cv e 162 ft/lbs de torque.
Ligado a uma caixa manual de cinco velocidades, produzia uma velocidade máxima de 135 mph, com um tempo de 0-60 mph de 5,9 segundos.
Foi equipado com freios a disco ventilados de 10 polegadas em toda a volta.
Após o lançamento do M10, a Toyota apresentou seu MR2 conversível no mesmo ano, que, externamente, parecia muito semelhante ao M10. Dados técnicos:
CONCORRÊNCIA
Alguns dos concorrentes típicos do Noble M10 incluem o seguinte: Lotus Elise, Porsche Boxter, BMW Z4 e Mercedes SLK 350. Desempenho nobre:
Isso conclui minha revisão do carro esportivo Noble M10

0 Comentários