Em Detroit: O sedã conceito Chevrolet Volt, movido pelo sistema E-flex (o sistema de propulsão elétrica de última geração da GM), oferece um design notável que pode eliminar as idas ao posto de gasolina.
O Chevrolet Volt é um veículo elétrico de quatro passageiros movido a bateria, equipado com peças Chevy de última geração e faz uso de motor a gasolina para criar eletricidade adicional para ampliar seu alcance. O conceito Volt foi derivado da experiência anterior da GM no mercado de veículos elétricos modernos, especialmente no ano de 1996, quando lançou o EV1.
De acordo com o vice-presidente da GM, Robert A. Lutz, “o EV1 foi a referência em tecnologia de bateria e foi uma grande conquista. O Chevrolet Volt é um novo tipo de veículo elétrico. Ele resolve o problema de alcance e tem espaço para passageiros e suas coisas. . Você pode subir um morro ou ligar o ar condicionado e não se preocupar com isso.”
Mas, apesar das palavras encorajadoras do presidente da GM, Lutz, um grande número de pessoas está desaprovando a ideia basicamente porque os veículos elétricos têm limitações como alcance limitado, espaço limitado para passageiros ou bagagem, incapacidade de subir colinas ou operar o ar condicionado sem drenar o bateria plus, não há nenhum dispositivo que possa ajudá-lo caso a carga da bateria esteja baixa. — GM resolveu todos os problemas acima mencionados com seu Volt.
O Volt pode ser carregado simplesmente conectando-o a uma tomada de 110 volts por seis horas. Quando a bateria de íon-lítio está completamente carregada, o Volt é capaz de cobrir 60 quilômetros urbanos de autonomia puramente elétrica. Em caso de descarregamento da bateria, um motor turboalimentado de 1,0 litro e três cilindros gira em rotação constante (medida em rpm) produzindo eletricidade e, ao mesmo tempo, recarregando a bateria.
O presidente Lutz explica ainda: “Se você morasse a 50 km do trabalho (100 km ida e volta) e carregasse seu veículo todas as noites quando chegasse em casa ou durante o dia no trabalho, obteria um consumo de combustível de 1,6 litros por 100 km. Mais mais da metade de todos os americanos vivem a cerca de 30 km de onde trabalham (60 km ida e volta). Nesse caso, você pode nunca queimar uma gota de gasolina durante a vida útil do carro.
O Volt também é capaz de rodar 4,7 1/100 km, mesmo com pouca carga. Ele faz uso de seu motor para converter gasolina em eletricidade e estende sua autonomia de até 1.030 km, o que é o dobro da capacidade de qualquer veículo convencional. Ele também é projetado para funcionar com E85, que é uma mistura de combustível de 85% de etanol e 15% de gasolina.
O Volt é apenas uma variante do sistema E-flex e utiliza uma bateria grande e um pequeno motor a gasolina turbo de 1,0 litro que produz eletricidade suficiente para percorrer 1.030 km. A GM apresentará as outras variantes do E-flex em futuros salões de automóveis.

0 Comentários