O carro esportivo Aston Martin DB1

 O Aston Martin DB1 – Um olhar mais atento a este carro esportivo, incluindo desempenho, dados técnicos, recursos, comparando rivais, história, preços usados

do clássico ao moderno

O CARRO

O primeiro carro esportivo da Aston Martin apareceu em 1914.

Em 1939, foi lançado o Aston Martin Atom, um coupé de duas portas e quatro lugares, movido por um motor SOHC de 2 litros e quatro cilindros, com dois carburadores Zenith.

No início da década de 1940, esta unidade foi substituída por um motor OHV de 2 litros e quatro cilindros, com dois carburadores SU e uma taxa de compressão de 7,25:1.



Ligado a uma caixa de câmbio semiautomática de quatro marchas, desenvolvia 90 cv a 4.750 rpm.

Havia suspensão dianteira independente e molas de lâmina na traseira usando amortecedores hidráulicos Armstrong. A produção do Atom terminou em 1944.

Em 1947, decidiu-se projetar um novo carro, mas, nessa época, a empresa estava com dificuldades financeiras e precisava de uma injeção de dinheiro.

A história conta que quando o industrial David Brown dirigiu o Atom em 1947, ficou tão impressionado que comprou a empresa Aston Martin, já tendo adquirido a empresa Lagonda.

Usando o Atom como base, David Brown sentiu que uma variante conversível ou cupê, com um estilo de carroceria longo e arrebatador, seria o formato mais apropriado para a produção do novo carro.

Para suportar as tensões adicionais encontradas pela remoção da seção do teto, o chassi exigiria reforço adicional.

Embora motores alternativos de seis cilindros e duas cames maiores estivessem disponíveis na Lagonda, foi decidido manter a mesma unidade de 2 litros, usada no Atom, e equipada com uma caixa de câmbio manual David Brown de quatro marchas, totalmente sincronizada.

Tinha uma carroceria de aço, com uma grade de três partes altamente distinta, sobre um chassi de aço, com um peso total de 1140 kg.

Ele usava freios a tambor hidráulicos Girling de 12 polegadas em todos os aros de 16 polegadas, com direção sem-fim e rolete.

Uma característica de design intrigante era a presença de um compartimento em uma das asas dianteiras para armazenar a roda sobressalente.

O novo carro esportivo foi designado como Two Liter Sports e lançado no London Motor Show de 1948, quando a produção continuaria até a introdução do DB2 em 1950, quando o carro receberia o nome alternativo de Aston Martin DB1.

Infelizmente, a presença de uma carroceria pesada de dois lugares, estilo drophead e um motor com potência apenas modesta, tornavam o carro de baixa potência, o que se refletia no fato de que apenas 13 unidades do DB1 foram construídas.

Além disso, o chassi era adequado apenas para uma produção limitada, o que significava que o carro era caro de produzir e, portanto, não era um empreendimento lucrativo.

O ASTON MARTIN SPA CONVERSÍVEL

Antes do lançamento do carro esportivo DB1, foi decidido que, como meio de testar minuciosamente o chassi e o motor, o carro seria inscrito na corrida de 24 horas de Spa belga de 1948.

A carroceria existente foi substituída por uma versão especial baseada em um pequeno conversível de dois lugares.

Como resultado, o carro venceu a corrida de forma definitiva e foi devidamente designado como carro Spa.

Após a corrida, este carro foi reconstruído e exibido ao lado do DB1 no London Motor Show de 1948.

No entanto, esta única réplica de spa, como era conhecida, falhou em produzir interesse suficiente para justificar a produção real e foi posteriormente exibida no Dutch Motor Museum.

CONCORRÊNCIA

O mercado em que o Aston Martin foi lançado incluía os seguintes carros esportivos: Triumph 2000, Cisitalia 202 SMM Spider Nuvolari, Bristol 401 e Maserati A6.

Isso conclui minha revisão do carro esportivo Aston Martin DB1.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vantagem de obter uma caminhonete Dodge Ram

Motores CA para carros elétricos

Modificação de carro – Modificando seu carro – uma tendência global