A Ferrari Scuderia Spider 16M – Um olhar mais atento sobre o desempenho deste carro esportivo, dados técnicos, características, comparando rivais, história, preços usados
do clássico ao moderno
O CARRO
O carro esportivo Scuderia Spider 16M foi lançado pela Ferrari em novembro de 2008 para comemorar mais uma vitória (a décima sexta, e portanto o título) no Campeonato Mundial de Construtores de Fórmula Um.
Este feito foi comemorado com a adição de uma placa única na parte traseira do carro, enquanto uma outra insígnia, representando o prêmio “Série Limitada”, foi posicionada no painel.
Limitada a 499 unidades, era, em essência, a variante conversível da 430 Scuderia lançada um ano antes.
Ele pesava 1.340 kg líquidos, cerca de 80 kg mais leve que o F430 Spider.
Isso foi alcançado pelo uso extensivo de componentes de fibra de carbono, adicionando pára-choques dianteiro e traseiro leves e rodas de liga forjada de cinco raios de 19 polegadas especialmente projetadas.
O chassi recebeu reforço adicional para compensar a saída extra, junto com freios a disco dianteiros e pinças de cerâmica de carbono maiores.
Os cinco interruptores Manettino, posicionados no volante, foram mantidos para integrar a caixa de câmbio estilo F1 com o CST e F1-Trac, os sistemas de controle de estabilidade e tração, que incorporavam o diferencial eletrônico de deslizamento limitado, E-Diff.
Além do esquema de cores padrão de uma carroceria preta combinada com detalhes em cinza, havia uma alternativa disponível para o Scuderia Spider 16M e consistia em um formato envolvendo três cores distintas.
Outra característica foi a inclusão de uma nova geração de sistema de áudio em que poderia ser conectado a um iPod customizado da Ferrari.
O MOTOR
O Scuderia Spider 16M era movido pelo mesmo motor central V8 de 4,3 litros, usado no 430 Scuderia, e entregava 510 cv a 8.500 rpm (linha vermelha 8.640) e 347 ft/lbs de torque a 5.250 rpm.
Com uma taxa de compressão de 11,9: 1 e equipado com uma caixa de câmbio de seis marchas estilo F1, produzia uma velocidade máxima de 196 mph e um tempo de 0-60 mph de 3,6 segundos.
Como esperado, o desempenho caiu ligeiramente no F430 Scuderia. Dados técnicos:
CONCORRÊNCIA
A competição típica para a Ferrari Scuderia Spider 16M veio do Porsche 997 GT3, Mercedes SLR McLaren e os carros esportivos Lamborghini Gallardo. Desempenho da Ferrari:
CARROS ESPORTIVOS PARA VENDA
Uma Ferrari Scuderia Spider 16M em boas condições custaria cerca de $ 180.000, enquanto uma em condição de showroom custaria cerca de $ 350.000.
Outro supercarro da Ferrari.
Isso marca o fim da minha revisão do carro esportivo Ferrari Scuderia Spider 16M

0 Comentários