O clássico Volkswagen Kombi – ainda é prático para o uso diário?

 O Volkswagen Kombi refrigerado a ar é um ícone do automobilismo. É uma van clássica repleta de personalidade, e muitos jovens (e garotas) ainda desejam possuir uma como seu motorista diário. Mas eles estão demorando um pouco para fazer um veículo prático para uso diário?

Eu dirijo minha janela saliente de 2 litros de 1976 todos os dias e minha experiência dá uma boa indicação do que você pode ter que fazer para tornar sua Kombi não restaurada segura e confortável para dirigir como seu carro principal.

Os Volkswagen Kombis têm mais de 30 anos e isso mostra. Gastei muito tempo e dinheiro nos últimos anos para restaurar a minha em condições razoáveis, e se você comprar uma Kombi barata, deve estar preparado para fazer o mesmo. Mesmo uma Kombi mais cara provavelmente precisará de alguns reparos e TLC.

Os modelos de 1800 cc e 2 litros são os mais práticos porque têm mais arranque e arranque do que os modelos com motores mais pequenos, embora custe mais recondicionar os motores.



Primeiro o lado positivo.

Kombis são legais, são icônicos, têm caráter e definitivamente não são chatos.

eles são divertidos de dirigir e, quando estão em bom estado, são confortáveis ​​e se comportam bem com uma boa direção. As janelas salientes do modelo posterior acompanham o tráfego fino e podem navegar a 60 mph o dia todo, embora diminuam a velocidade em colinas maiores.

E são práticos. Há muito espaço em uma Kombi. Talvez não seja tão bom quanto uma van moderna por causa da saliência do motor traseiro, mas eles ainda são um ótimo trailer ou uma van de 8 lugares com espaço para bagagem ou mantimentos. A distância ao solo é boa e o motor sobre as rodas traseiras oferece boa tração para tração nas duas rodas, se você quiser sair um pouco da trilha batida.

Agora, aqui está o que você deve saber se planeja possuir um desses como seu motorista diário.

A ferrugem, claro, é o maior assassino de Kombis ou de qualquer carro antigo. É muito melhor gastar um pouco mais de dinheiro e obter uma Kombi razoavelmente livre de ferrugem. Dado que você encontra uma Kombi livre de ferrugem, ainda há muitas coisas para consumir seu dinheiro antes mesmo de ser prático usar sua van diariamente.

O motor pode estar desgastado. Reconstruí o meu há alguns anos com novos barris e pistões, todos os rolamentos novos, virabrequim e comando de válvulas retificados e cabeçotes reconstruídos. As cabeças foram convertidas para uso com gasolina sem chumbo ao mesmo tempo. Isso tudo custa dinheiro.

A direção e a suspensão são relacionadas à segurança e devem estar corretas.

Na suspensão, substituí as quatro juntas esféricas principais e os amortecedores. Com a direção, substituí todas as pontas dos tirantes e o pino central principal. O amortecedor de direção é o próximo na lista de substituição, e deve ser a direção certa para minha Kombi. É sempre possível que o seu também precise de uma nova caixa de direção.

Os freios da sua Kombi também precisam estar certos. As pastilhas de freio são algo que precisa ser substituído regularmente, mas também troquei os tambores do freio traseiro porque estavam gastos além dos limites e os discos dianteiros precisarão ser substituídos na próxima vez que as pastilhas do freio dianteiro forem trocadas.

Substituí todas as mangueiras de freio flexíveis porque elas têm mais de trinta anos e ficam quebradiças e troquei algumas das linhas de freio de metal porque estavam corroídas. Os cilindros do freio traseiro foram substituídos há alguns anos e as pinças do freio dianteiro foram reconstruídas com novas vedações.

no trem de força traseiro há quatro juntas homocinéticas, e as da minha janela saliente eram muito tristes. Eles foram substituídos junto com os rolamentos da roda traseira.

Uma área muito importante a ser observada são as linhas de combustível do motor. Kombis queimam sim, e é causado por gasolina espirrando em todo o motor. Verifique cuidadosamente as linhas de combustível e, se parecerem velhas e rachadas, substitua-as por linhas de combustível de qualidade. Certifique-se de que não roçam na lata e que os tubos que vão para o carro e a bomba de combustível não estão soltos. Isso é importante!

Assim como as coisas que você sabe que precisam ser consertadas, sempre há o inesperado. Um bico de spray se soltou do carro na minha janela saliente e atravessou o motor. É apenas um pequeno tubo fino de latão, mas parecia que havia bolinhas de gude chocalhando no motor. Felizmente não houve danos, mas significou retirar o motor e retirar as cabeças dos cilindros para verificar tudo e remover os restos do bico de pulverização. E só esta semana tive que trocar o alternador.

Além do desgaste mecânico, há os cosméticos a serem considerados. Sua Kombi barata pode precisar de uma pintura, novos tapetes, novos estofados e até mesmo os bancos dianteiros podem precisar de atenção.

No lado do conforto, novas vedações de portas e janelas podem ser necessárias para impedir ruídos e correntes de ar. O aquecedor pode precisar de alguma atenção. Na minha Kombi os cabos do aquecedor travaram. Isso não me preocupou até que me mudei de uma parte quente do país para uma área muito mais fria, onde as temperaturas ficam abaixo de zero no inverno.

No lado positivo, as peças estão prontamente disponíveis. Para a minha Kombi, modelo 1976 de 2 litros, consegui comprar todas as peças que precisei, exceto os bicos de spray carby, e mesmo assim consegui me virar com peças de outro modelo VW.

A minha opinião é que apesar de todas as reparações e restauros, o Volkswagen Kombis ainda consegue ser um prático condutor do dia-a-dia. Você precisa aceitar o fato de que seu preço de compra é apenas parte da história e que você terá que gastar tempo e dinheiro trazendo sua Kombi clássica de volta a uma condição segura e confortável.


Postar um comentário

0 Comentários